quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Multimédia

Conceito de multimédia: 

Multi é proveniente da palavra latim multis traduzido por múltiplo ou numeroso
Média provem da palavra latim médium que significa meio


Assim sendo o conceito mais adequado de multimédia é o uso diversificado de meios, entre o emissor e o receptor, para a divulgação da mensagem   



Tipos de média: 

Existem seis tipos de média: 

  • Animação 
  • Audio
  • Gráficos
  • Imagens
  • Textos
  • Vídeos 

Os diferentes tipos de media quando à sua natureza espácio-temporal podem ser divididos em: 
Media estáticos - agrupam elementos de informação independentes do tempo tais como: texto e gráficos. 

Media dinâmicos- agrupam elementos de informação dependentes do tempo tais como audio, video e animação. Nestes casos uma alteração no tempo conduz a uma alteração da informação associada ao tipo de media dinâmica. 


Origem dos média: 

Quanto à origem dos média distinguem-se dois grupos capturados e sintetizados:

Capturados- são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico

Sintetizados- São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.


Modo de divulgação de conteúdos multimédia: 

De acordo com o modo de divulgação, ou seja, a forma a como são distribuídos, os conteúdos multimédia podem ser:

Online:  Significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia.
Esta pode ser efectuada através:
  •  da rede local;
  •  de um conjunto de redes (World Wide Web);
  •  monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.

Offline:  é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital (os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD). 



Fonte: Multimédia

Sem comentários :

Enviar um comentário